sábado, 18 de outubro de 2014

As crianças e a falta de água

É, não tem como escapar, o assunto é esse. A água vai acabar, a água está acabando, a água acabou.

Tenho feito um esforço enorme pra não sintonizar com o alarmismo, com o pânico, com o estado de choque, com a disseminação do medo, com a sensação de impotência. E olha, vou dizer que não está sendo fácil. Agora, se pra mim não é fácil, uma pessoa adulta, com conhecimentos e vivências, com acesso a diversos tipos de informação, imagina só pra uma criança, que ainda está descobrindo como o mundo funciona?

Temos sim que incutir nas crianças o senso de responsabilidade no uso das coisas que precisamos para viver. É fundamental que as crianças aprendam desde muito pequenas a não desperdiçar, seja lá o que for. Mas precisamos estar muito atentos pra não gerar com isso uma mentalidade de escassez e, o que é pior, de medo.

Quem fez a merda com a água fomos NÓS e nossos antepassados. As crianças de hoje nada tem a ver com essa responsabilidade, esse é um problema NOSSO, dos adultos. E é bom que consertemos o mais rápido possível, para que essa bomba não caia de fato nas mãos dos nossos filhos.

Enquanto isso, nada de mandar a criança desligar o chuveiro "porque a água está acabando". Você vai mandar sim a criança desligar o chuveiro, mas porque ela já se banhou o suficiente. No caso do banho, nada melhor do que uma bacia, onde a criança pode brincar até derreter e ainda dá pra aproveitar essa água depois.

As crianças maiores podem perceber que o manejo da água em casa mudou, podem perceber práticas que antes dessa crise a gente não fazia. Talvez elas perguntem o porquê. Podemos simplesmente responder que em tempos de seca - percebeu como tem chovido pouco? - a gente usa a água com mais cautela. "Não vai chover mais, mamãe?" "Vai sim, querido, claro que vai".

Vamos evitar que as crianças vejam a represa seca. Esse tipo de imagem talvez sirva pra educar adultos, mas não serve pra educar criança. Não estou dizendo pra gente esconder o mundo das crianças, mas não vamos chamar a atenção pra isso.

Quando percebermos que uma criança está preocupada, porque "a professora falou", porque viu na TV, precisamos passar pra ela a segurança de que esse não é um problema dela e tem gente trabalhando pra resolver isso (podemos até não acreditar, mas essa pode inclusive ser uma forma para que nós, adultos, tomemos pé da situação). Precisamos dizer que é importante cada um fazer a sua parte, e a parte que cabe a ela é usar bem a água.

Não vamos privar as crianças de brincar com água. Ok, não dá pra fazer guerra de esguicho, mas as crianças podem ajudar a molhar as plantas com a água que vai acumulando na pia da cozinha - coloque uma bacia sob a torneira pra pegar aquela água semi limpa da lavagem de vegetais e coisas do tipo; quando tem sabão a água pode ir pra lavar o chão. Com essa água pode brincar ;)


Nenhum comentário:

Postar um comentário