terça-feira, 11 de outubro de 2016

Chá de mim

Quando estava esperando o Joaquim cumpri todo o protocolo gestante e organizei um mega chá de bebê. Do meu jeito, claro, cheio de invencionices carolinísticas, mas um chá de bebê. Confesso que foi um tanto traumático, foi muito cansativo administrar tudo e mais um pouco com uma barriga já bem grandinha. Por mais que a gente tente facilitar, é cansativo e/ou caro! E como as energias - físicas e monetárias - estão todas indo pra construção da nossa casa, além de já termos o enxoval que guardei do Joaquim, vi que não faria o menor sentido inventar de fazer um chá de bebê. Mas ao mesmo tempo eu queria me dar um presente, uma ocasião especial de prazer e alegria... resolvi então fazer um Chá de Mim!

Isso mesmo, pensei: o que eu gosto muito de fazer, posso fazer agora, mas ficará difícil - ou impossível - nos primeiros meses com o Jorge?! Logo me veio à mente o banho Hammam do Azahar Spa, que é a minha top referência quando penso em "dia de rainha". E é algo que não dá pra se entregar por completo se tem um recém-nascido mamando em livre demanda... eu já estava quase marcando a data quando vi uma postagem da Dúnia La Luna, que é uma verdadeira feiticeira dos saberes femininos, com quem já fiz uma oficina de Medicinas Lunares e me encantei (nota especial das sincronicidades da vida: nessa oficina eu já estava grávida e nem desconfiava! E foi muito, muito mágica!). Pois bem, a postagem da Dúnia era sobre o Banho Medicina e li também no blog dela um texto lindo sobre banhos, que me cativou completamente, louca por banhos que sou!

O chamado da Natureza também falou alto. Ouvi meu corpo pedindo pra pisar na terra, nas folhas, estar sob árvores, sentir a água fria e pulsante da cachoeira, sentir o sol na pele. Como temos viajado muito pouco ultimamente percebi que precisava me abastecer de Natureza. Deixei então o Hammam de lado, não sem um certo pesar, mas a vida é feita de escolhas...

Falei com a Dúnia, acertamos os detalhes, e lá fui eu pelas lindas estradas de Joanópolis até a Casa Hetaira.

Como cheguei um pouco tarde, ela já havia preparado nosso café da manhã pra fazermos um piquenique na beira da cachoeira. E aqui vale lembrar que a Dúnia é casada com o Marcelo Papi, um cozinheiro talentosíssimo, que faz uns pães de fermentação natural e outras delícias e ele que se encarrega do café da manhã e do almoço, que merecem um relato à parte! Aguarde...

Preparamos as poções, colhemos algumas ervas e lá fomos nós. O dia estava incrível! Céu azul, sol, verdes brilhando por toda parte.

Ao chegar na cachoeira fizemos uma breve meditação e a Dúnia arrumou a mesa do lanche, que era uma mesa de pedra com musgos, coisa de fada. Tudo tão, mas tão lindo e tão apetitoso pra essa taurina comilona! Frutas, pães (de três tipos!), geleia, coalhada seca, requeijão de leite de cabra, bolinhos, chá. Tudo caseiro, tudo exalando aquele aroma de cuidado e amor que me encheu o coração de alegria por merecer tantos mimos.


Logo em seguida fomos pro ritual. Sentamos na grama, montamos uma mandala com as ervas, flores, poções, argila e oráculos. Tem uma sensibilização, um despertar do corpo, a abertura das cartas. Depois sentamos numa pedra à beira d´água e começamos o banho, com águas perfumadas, ervas, argila... cuidando dos cabelos, da pele. Folhas, pedra, água, sol. Uma simplicidade tão rica, tão profunda.


É chegada a hora de mergulhar. Água gelaaaaaaada!!! Daquelas que faz com que cada célula do seu corpo fique esperta! Que faz o sangue correr rápido e nos lembrar da vida que pulsa dentro da gente.


Sentir a pedra lisa, lavada, esculpida. A água correndo forte e rápida. E eu lá no meio, parte integrante do cenário; daquele cenário que me nutre e me lembra de onde venho.


No final secamos ao sol e finalizamos com as hidratações, massageando a pele, sentindo aromas de óleos essenciais, cobrindo o corpo de cuidado e amor.

Na volta pra casa o Marcelo estava finalizando o almoço, digno de chef, com prato lindo e tudo. Nem vou me atrever a descrever, só sei que estava delicioso! Risoto, cogumelos, abobrinha, brócolis - mas de um jeito que não é aquele que a gente faz em casa, rs... Comemos à sombra de uma árvore, com aquela luz gostosa da tarde



Voltei pra casa renovada, feliz, agradecida! E ainda ganhei de brinde um ensaio fotográfico de gestante que eu jamais teria coragem de fazer, nem na primeira, nem na segunda gravidez, hihihi!





Nenhum comentário:

Postar um comentário