segunda-feira, 16 de maio de 2011

II - Carol, Marcelo & Clara

Com o Dr. Edison eu tive uma experiência pontual e teórica, enquanto que com essa adorável família a experiência tem sido diluída e prática.

Em fevereiro de 2010 a Carol já estava grávida, mas isso ainda não contribuía para que eu sentisse vontade de estar também. Depois que comecei a encarar a maternidade com outros olhos, aí sim a experiência deles foi me interessando mais, fazendo inclusive com que eu estivesse presente no momento do parto.

Eu já disse que ver a Clara nascer foi revelador e transformador. O primeiro banho dela, de balde, foi a coisa mais linda que vi até hoje. Mais uma vez eu sentia que é possível.

Acompanhar o processo deles, de gravidez, parto e cada momento do desenrolar do crescimento da Clara, com certeza me economizou muito tempo e sofrimento. Tempo porque tudo já está chegando "mastigado" pra mim; por mais que eu vá procurar o meu próprio caminho, a direção é a mesma e assim tudo fica mais fácil. E digo que economizou sofrimento porque o aprendizado frequentemente é sofrido, a menos que aprendamos pela experiência do outro.

Graças à Clara agora eu sei o que é um parto humanizado, sei a importância que isso tem para a mãe e para o bebê; sei que existem fraldas de pano super modernas e práticas (e caras também, rs...); sei que faz bem para todos - mãe, pai e bebê - a cama compartilhada, ou seja, todo mundo dormindo junto no aconchego e segurança que a família proporciona, ao invés de um frio e solitário berço cheio de grades e os intermináveis "deita e levanta" da madrugada; sei que não precisa também ficar perguntando "até quando", pois isso simplesmente não importa; sei que o bebê deve mamar sempre que tiver vontade e que o melhor lugar para ele estar é o colo da mãe (ou outro, na ausência desse).

E foi também graças à Clara que eu conheci a Laura Gutman e seu arrebatador livro "A maternidade e o encontro com a própria sombra". Falo já sobre ele ;)

Queridos, obrigada por esse privilégio de aprender de forma tão gostosa com vocês!

Nenhum comentário:

Postar um comentário