quinta-feira, 21 de março de 2013

Notícias do Joaquim



Joaquim nasceu no dia 18 de março de 2013, uma segunda-feira, no último dia da lua nova e um dia antes de completar 40 semanas de gestação. Ele chegou às 19h20, através de uma cirurgia cesariana. Antes que perguntem, digo que ainda não estou pronta pra falar sobre isso, pois meu grande sonho era ter um parto natural. De qualquer forma, a única coisa que importa agora é que ele está bem e está comigo desde o instante em que nasceu. Então vamos falar sobre o que importa!

Meu menino nasceu bem, ganhando notas máximas em todas as avaliações, pesando 3.760g e medindo 52cm. Sua primeira sugada já foi perfeita, forte, abocanhando todo o mamilo, fazendo aquele vácuo e mostrando a que veio! O principal ele já nasceu sabendo e os detalhes estamos aprendendo juntos e com a ajuda das nossas fadas.

E por falar em fadas, Joaquim chegou cercado de mulheres! A equipe inicial já era estritamente feminina (obstetra, parteira, doula e neonatologista – ainda vou falar sobre elas, mas agora nosso pequeno sol ofusca qualquer estrela...) e a equipe que se agregou depois continuou assim (anestesista, médica auxiliar e enfermeiras). Até as responsáveis pela certidão de nascimento dele são mulheres! Claro que nada disso foi premeditado e não tenho nada contra a presença masculina, só achei curioso.

Mas voltemos ao que importa. A primeira noite de vida fora do útero o Joaquim passou no meu colo. A noite toda! Virando de um lado pro outro pra alternar as mamadas, dando um chorinho de vez em quando, só até acertar o alvo e ajeitar a boca no peito. Dormimos juntos e sim, eu consegui dormir. Foi a coisa mais deliciosa do mundo ficar assim tão juntinho. E é engraçado pensar que agora que ele está do lado de fora eu me sinto mais junto dele...

De manhã ele tomou um banho de gato, uma coisa assim bem meia boca, mas eu expliquei pra ele que o banho de verdade seria em casa. Eu também tomei banho, escovei os dentes e comi numa boa, pois o papai leva muito jeito e os dois se entendem perfeitamente!

As primeiras visitas foram das vovós, vovôs, tios, tia Carol e da priminha Clara, que veio toda quietinha dar as boas vindas pro novo companheiro.

Felizmente foram só duas noites no hospital (as duas no meu colo, ai que delícia!) e ontem já viemos pra casa. Essa primeira noite na nossa toca também foi tranqüila, sem choro e com muita mamada.

Agora sim tivemos nosso primeiro banho e, mesmo com toda a inexperiência dos pais, foi aprovado. Aliás, cada vez mais eu tenho certeza de que o Joaquim escolheu nossa família a dedo e com muita consciência. Enquanto a gente troca, ele fica olhando, como quem pensa “ok, eu sei que vocês não tem prática, mas fiquem tranquilos, eu tenho paciência!”.

14 comentários:

  1. Ai que delícia!! Se eu soubesse que ia ter citação no primeiro relato, teria ido :P
    Não vejo a hora de ver vocês!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ô Ana, você ainda vai ter muitas e muitas citações na vida do Juca, fique tranquila :)
      Mas ó, até agora você foi a única que veio fazer comidinha pra gente!

      Excluir
  2. Ele é pura paz, muito lindo! Dá pra ver nessa foto que a vovó tirou, né? :)

    ResponderExcluir
  3. Que sobrinho mais lindo! Bem vindo, Joaquim!
    Beijos para todos.
    (Ah! E o Pajé, o que achou do novo membro da matilha?)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana, o Pajé já entendeu o lugar dele de irmão mais velho, rs... fica todo guardião do filhote!

      Excluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Carolina, boas vindas ao Joaquim, que bonito esse teu jeito de contar sobre a maternidade. Vai ser muito bom compartilhar com você as novas experiências desses nossos garotos. Aqui em casa o Theo junto á suas três irmãs renovam nossa alegria com novas conquistas, dia a dia.
    Marcio Camargo

    ResponderExcluir
  6. E dispara o coração da tia Pri... Bjos

    ResponderExcluir
  7. Quanto amor, Carol! Tenho certeza que ele foi certeiro na escolha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Raquel, doula querida, muito obrigada por tudo, você foi fundamental!

      Excluir
  8. Parabéns mamãe, o Joaquim é lindo! Muita saúde e bençãos na vida de vocês! Beijos

    ResponderExcluir