quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

As relações trabalhistas e nossos resquícios escravocratas

Ontem fui ao clube e me informei sobre o procedimento pra cadastrar um acompanhante pra entrar com meu filho. Joaquim tem três anos, está prestes a ganhar um irmão, o verão está aí e preciso contar com pessoas pra levá-lo passear no clube, coisa que ele adora fazer.

Quando li o formulário e as regras, tudo dentro do previsto, mas confesso que gostaria de ter me espantado. Digo isso porque eu já esperava me deparar com alguns absurdos, mas isso não me isenta de um grande incômodo, uma certa indignação e a vontade de sair por aí perguntando pras pessoas "por quê?!?!?".


Ok, apresentar RG, básico. Agora, não utilizar piscina? Não tomar sol? Não utilizar traje de banho? Por que, por que, por quêêêêêê?!?!?! Essa pessoa vai levar meu filho ao clube principalmente pra brincar na piscina. Ela precisa utilizar a piscina. Não pra ficar lá folgadona enquanto eu pago o salário dela, mas porque ela está cuidando e fazendo companhia pra essa criança, precisa interagir, precisa entrar na água, enfim, precisa de liberdade de movimento, precisa se sentir à vontade pra desempenhar o papel de cuidadora. E nesse caso, o melhor é que esteja em traje de banho, como uma pessoa normal. E por que não poderia tomar sol? Qual o problema?!?!

Sério, gente, quero ver quem tem coragem de dizer o que eu acho que pensam quando fazem ou fazem cumprir regras desse tipo.

Eu me sentiria envergonhada, constrangida, se tivesse que orientar a babá a cumprir essas regras. Minha vontade é de orientar explicitamente a não cumprir, agindo de forma natural, fazendo o que precisar fazer para desempenhar bem sua função. Mas e aí, se vem aquele funcionário, todo cheio de razões, chamar a atenção da pessoa? Eu posso até ser a responsável e receber as penalidades, mas ali, na hora, quem vai passar o constrangimento de "ser colocada no seu devido lugar" é ela. Tenho o direito de expô-la a isso? Acho que é algo a se conversar de antemão, alertando-a do que pode acontecer e dizendo que temos sim o direito de questionar as regras e o dever de não ficarmos caladas diante do que achamos injusto ou sem sentido. Numa boa, sem briga e estando disposta a arcar com as consequências, sem que isso a humilhe, mas pelo contrário, estando segura de sua integridade ao não se deixar ser humilhada por regras escravocratas.

Poderíamos ir mais fundo e questionar a própria existência de um clube privado; poderíamos também nos resignar às regras, numa coisa de "se quer ser sócio é assim que funciona". Mas não. Meu instinto provocador não consegue se conformar a tal ponto. Posso até vir a deixar de frequentar o clube, mas não sem antes cutucar preconceitos, questionar regras antiquadas e usar a oportunidade para  repensar nossos valores, nossas atitudes. Ainda mais quando se trata dos exemplos que estamos dando às crianças.

Fico no aguardo de um BOM argumento que sustente essas regras. E enquanto ele não chegar, não as cumprirei. E também não vou abandonar a causa facilmente. Não vou me conformar que "ah, clube é assim mesmo, antro da burguesia"; Não, pessoal, eu devo isso a meus filhos. Não vou engolir esse pacote de preconceito e desrespeito.


Nenhum comentário:

Postar um comentário