domingo, 4 de novembro de 2012

Vida, Morte e Destino

O encontro com a Vida nos lembra da existência da Morte.

Provavelmente por isso a gravidez e principalmente o parto tragam consigo tanto medo. Se em nossa cultura a relação com a morte não é das mais bem resolvidas, nesse momento de celebração da vida a possibilidade  da morte torna-se ainda mais pavorosa.

E tal como personagens das tragédias gregas, podemos correr em direção ao nosso destino ao tentar fugir dele... o ensinamento é claro: não há como fugir. Dessa forma, o que nos resta é encará-lo e vivê-lo. "Tudo é uma questão de manter a mente quieta, a espinha ereta e o coração tranquilo".

Por outro lado, não podemos fazer como o fiel que em meio à enchente aguarda a salvação do Todo Poderoso. Se você não conhece a história, ela é mais ou menos assim: um homem muito crente, de fé fervorosa, está ilhado em meio a uma grande enchente; ele começa a rezar e pedir a Deus que o salve; não demora e aparece uma pessoa agarrada a uma boia dizendo pra ele se agarrar também; ele recusa e diz que Deus o salvará; ele continua rezando e dali a pouco surge alguém num barquinho, oferecendo ajuda; mais uma vez ele recusa e diz que Deus o salvará; a enchente piora, as águas sobem rápido, mas ele continua com rezando com fé, até que surge um helicóptero oferecendo uma corda e mais uma vez ele recusa, confiando na salvação divina; pouco tempo depois ele é levado pela enxurrada e morre; chegando no céu ele encontra com Deus e o questiona, dizendo que foi fiel à sua fé durante toda sua vida e que estava muito decepcionado com Deus, que o tinha abandonado, ao que Deus, pacientemente, responde: "mas eu atendi aos seus pedidos! Enviei uma boia, depois um barco e por fim até mesmo um helicóptero! O que mais você queria?!".

Não acredito que o destino seja algo determinado e imutável. Estudei um pouco sobre a Lei do Karma, o suficiente para saber que nosso destino molda-se constantemente, de acordo com nossas atitudes, de acordo com nossas escolhas.

É difícil saber de antemão em que cada atitude e cada escolha resultará e ninguém está livre de equívocos... por isso que é tão importante conhecer-se, estudar-se e confiar nos próprios sentidos e na própria intuição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário