sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Receita de bolo

Cada vez mais eu vejo que a vida não tem receita. É engraçado, pois vira e mexe eu descubro uma receita ótima, e acho que é A receita, que todo mundo deve usar e que estou diante da fórmula do sucesso e da felicidade. Mas as pessoas são tão diferentes, cada fase é tão diferente... não dá pra estabelecer fórmula.

Nada mais eficiente pra mostrar isso do que a maternagem. Existem infinitas formas de maternar e essa descoberta é um alívio, pois cada configuração familiar precisa de uma forma própria. Simplesmente não dá pra dizer que tem-que-ser assim ou assado. Desde a gravidez: o que come, que exercício faz, se é que faz, se trabalha, se estuda, se borda. Também vale pro parto: se sai por cima ou por baixo, com anestesia ou sem, no hospital, em casa ou no mar (alguém aí viu as fotos da pessoa que pariu os QUATRO filhos no mar?! Adianta ficar com inveja ou achar o fim da picada?).

Aí começa a brincadeira, porque até então era só ensaio. Como mama, como dorme, o que veste, onde anda, como dá banho, como come, com o que brinca, com quem fica, o que estuda, onde estuda e por aí vai.

A maternagem tem sido pra mim um constante estudo e um importantíssimo exercício de tolerância. Um exercício de entender que cada um tem a sua história.

Só que não é por isso que eu vou calar, inclusive porque falar - ou escrever - me ajuda a entender melhor. Aqui nesse espaço você conhece a forma como eu materno, a forma como eu gostaria de maternar. Ficarei feliz se servir de inspiração, mas ficarei mais feliz ainda se servir pra mostrar que existem infinitas formas e que só você é capaz de definir a sua.

E pra quem ficou com água na boca ao ler o título, segue minha receita favorita, que é muito especial porque foi desenvolvida por mim! Juntei umas três receitas, tirei isso, coloquei aquilo, mexi com carinho e levei ao forno. Contempla variações, lembrando que nem pra bolo existe receita fixa ;)

Bolo de aveia

- 1/2 xícara de uva passa (ou outra fruta seca)
- 2 copinhos de iogurte natural (comprado ou feito em casa)
- 1 xícara de açúcar (pode ser mascavo)
- 1 xícara de aveia em flocos finos (ou inteiros, mas se der uma batida no liquidificador antes é capaz que fique melhor)
- 1 e 1/2 xícara de farinha de trigo integral (ou da branca)
- 1/2 xícara de óleo vegetal (uso de girassol, mas pode ser qualquer outro)
- 1/2 colher de sopa de bicarbonato de sódio (pode ser 1 colher de fermento em pó)
- 1 pitada de sal (dizem que realça o sabor...)
- especiarias a gosto: noz moscada, canela, cardamomo, gengibre em pó
- fica uma delícia se acrescentar 1/2 xícara de alguma castanha picada (avelã, castanha do pará ou de caju)

Bater tudo na batedeira (ou à mão), colocar em uma forma de bolo inglês (ou outra que prefira) e assar em forno médio (ou alto, ou baixo, depende do seu fogão). Por quanto tempo? Sinta o cheiro, cutuque, perceba a cor e resolva!

Um comentário:

  1. Hahaha, adorei a receita e a flexibilidade. Vou ter que experimentar. Depois te conto.
    Beijos
    Lu

    ResponderExcluir