quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Comidinhas para depois do amor

Essa aqui é da série "conselhos de veterana para novatos".

Dia desses foi centenário de Vinícius de Morais e dei uma olhadinha no blog do Xico Sá, que jamais deixaria a data passar em branco. Ele fez uma lista de 10 lições de amor que o poeta nos deixou e uma delas me chamou a atenção:

Para viver um grande amor é bom compreender  que “conta ponto saber fazer coisinhas, ovos mexidos, camarões, sopinhas, molhos, filés com fritas, comidinhas para depois do amor”.

Fiquei lembrando do começo do namoro, as comidinhas que o Paulo Cesar preparava. Dois miojos (envelopinho do tempero devidamente encaminhado para o lixo), uma cebola, algumas azeitonas, duas ou três folhas de manjericão, um pouquinho de queijo e dez minutos depois um macarrãozinho charmoso e apetitoso! Omeletes, sanduíches incrementados, risotos, macarrões "de verdade" com os mais variados acompanhamentos. Até a pizza congelada ganhava um toque personalizado com cebola, pimentão, azeitona, aquele restinho de gorgonzola.

Com o tempo e a "expansão da consciência" alguns ingredientes foram deixados de lado, como o miojo (que mesmo sem o tempero não é lá a coisa mais saudável do mundo) e a pizza congelada; as comidinhas viraram "comidonas", cada vez mais elaboradas e completas, para antes e depois do amor.

Aí chegou o Joaquim e agora eu vejo como é de fundamental importância saber fazer "comidinhas para depois do amor" para viver um grande amor! Enquanto eu amamento, o Paulo Cesar cozinha. E cozinha maravilhosamente, deliciosamente. Com alguma bagunça, é verdade, mas ele se encarrega inclusive de providenciar uma ajudante do lar pra dar conta da pia no dia seguinte.

Esse tipo de coisa, aparentemente banal, é a glória para uma recém-mãe. A gente está tão empenhada em cuidar, que é vital que alguém cuide da gente (e da casa).

Portanto, moças, fica a dica: ao traçar o perfil dos candidatos a pais dos seus filhos, incluam a habilidade de fazer comidinhas para depois do amor (e vão treinando desde já!). Se o rapaz não é lá muito habilidoso, tenha paciência e deixe-o à vontade, incentive-o.

E moços, claro: façam comidinhas para depois do amor para suas amadas! Deixem de lado essa de "ela cozinha, eu lavo a louça", ou então "um dia ela cozinha, outro eu pago o jantar".

Mão na massa, pessoal! Acreditem, o treino vale a pena!



Nenhum comentário:

Postar um comentário