quarta-feira, 17 de abril de 2013

Relato de puerpério - cap.II

A lua girou, girou, traçou no céu um compasso, a lua girou, girou...

Joaquim nasceu no último dia da lua nova de março e hoje é o último dia da lua nova de abril. Completamos esse primeiro ciclo com muita alegria!

O cansaço já não é mais o mesmo de quando escrevi o primeiro capítulo desse relato. Com ajudas concretas de marido, mãe e faxineira o fardo fica mais leve. Estou mais atenta também aos meus limites e à necessidade de pedir e aceitar ajuda. Tenho conseguido me posicionar melhor em relação ao que eu quero e preciso. Tudo isso ajuda a chegar no fim do dia com disposição pra encarar a noite, pois nem sempre a trilogia banho-jantar-dormir acontece do jeitinho que meu biorritmo gostaria...

Mas vamos falar sobre as noites, que é a pergunta favorita até agora! “E aí, tem conseguido dormir?”.
Respondo que sim, tenho dormido até que muito bem pra o que eu esperava, dados os relatos que sempre ouvi dessa fase. Às vezes, dependendo de como foi o dia (se teve muita visita, se saímos...), o Joaquim demora mais pra dormir... ele mama, mama, mama, quase dorme, fica acordado um pouco em cada colo (o meu e o do papai), mama mais, mais e mais, faz que vai dormir, dorme. Aí coloco ele na cama e em meio minuto vejo aqueles olhões lindos percorrendo o quarto. Vai de novo pro colo do papai, que a mamãe já não tem costas nem ombros nem braços aí bastam mais alguns instantes pra se render e finalmente dormir.

Mas não é sempre, mesmo porque não é sempre que temos muitas visitas ou que saímos, ou seja, já é uma dica: se quer resguardar sua noite de descanso – e a do seu filho, é claro! – seja cuidadoso com a quantidade e freqüência de pessoas na casa e saia o mínimo possível – só pra ir no médico, basicamente, rs...

No decorrer da noite, geralmente a rotina é: acorda com um resmungo (não precisa nem chorar, pois ele dorme do meu lado e eu acordo com qualquer suspiro), troca fralda, mama, dorme. Sem grandes complicações. Já teve vez de ele dormir umas seis horas direto, já teve vez que eu acordei antes dele com o peito doendo de tanto leite, já teve vez que ele acordou a cada duas horas, enfim, ainda não encontrei um padrão, mas nem to preocupada com isso...

O que certamente faz diferença no sossego da madrugada é dormirmos juntos. Às vezes ele fica meio agitado, incomodado, então eu só seguro na mãozinha dele e vejo que já ajuda. Bom, como tudo hoje em dia tem um “nome técnico”, se quiser saber mais sobre a prática, busque por “cama compartilhada”. Ainda vou escrever especificamente sobre isso, mas por enquanto não é o foco.

Quanto à rotina do dia, a única coisa que sinto falta é não poder começar a fazer nada que não possa ser interrompido (a não ser tomar banho, rs...). Essa disponibilidade em tempo integral cansa, mas com certeza se reflete em menos choro, noites mais tranqüilas, etc... também tem um nome e é “amamentação em livre demanda”. É a coisa mais óbvia, é recomendação oficial (Ministério da Saúde e cia.) e não sei por que ainda insistem nessa coisa de mamar a cada X horas por Y minutos.

Nesse quesito adoro o conselho de uma tia avó do Paulo Cesar: TETA NELE! Não sabe o que fazer? Teta nele! Não sabe se é dor, frio, calor e acha que não é fome porque acabou de mamar? Não importa, teta nele!

Falam que o Joaquim é tranqüilo... pra mim é só a condição normal de um bebê que mama quanto e quando quer. E que fica no colo, e que dorme do ladinho da mamãe, e que tem uma mãe amparada, e que tem um pai carinhoso e presente, e que mora numa casa tranqüila. “Só” isso :)

A foto é antiga, de quando ele completou uma semana, mas acho que ilustra bem minhas reflexões do primeiro mês... Foi tirada pela vovó Cris :)

2 comentários:

  1. Teta, carinho e muito amor no nosso pequeno... Que felicidade eu sinto de poder compartilhar essa maravilha da vida do nosso querido Joaquim. Te amo muito Cá! Cada vez mais e melhor! Joaquim, o papai não tem palavras para descrever minha felicidade e amor por você.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também te amo demais! E é tão bom ver você no nosso filhote :)

      Excluir