sexta-feira, 17 de maio de 2013

Ser mãe é padecer no...

Não sei se sou só eu, mas me irrita um pouco (só um pouco, rs...) essa coisa das mães sempre falarem que ser mãe é o máximo, que ter filho é a melhor coisa do mundo, que filho pode até dar trabalho, mas é só olhar pra carinha deles que fica tudo cor de rosa (ou azul, se for menino :D ).

Eu amo meu filho, e venho amando cada vez mais, mas, confesso, não foi esse amor à primeira vista, essa coisa louca que todo mundo fala e que os filmes mostram. Vem sendo um amor gradual mesmo. Desde o instante que o Joaquim nasceu o sentimento muito forte que eu tive não foi do "maior amor do mundo" de que tanto falam; o sentimento forte que me veio foi de uma grande responsabilidade. Algo assim: "não sei se eu amo, mas o fato é que eu preciso fazer de tudo pra cuidar bem desse menino". É difícil descrever, mas não é um sentimento de "obrigação". É uma responsabilidade com prazer, uma responsabilidade com vontade. Seria amor? Não sei... pode até ser, uma vez que essa modalidade de amor eu nunca tinha experimentado!

Eu só queria dizer que, pra mim, essa coisa de "amor de mãe" não é tão óbvia. E eu não quero me sentir culpada por isso... porque eu desconfio ligeiramente que toda, ou quase toda, mãe de primeira viagem passe por essas dúvidas sentimentais, mas não se permitem verbalizar, afinal, "como assim você não ama seu filho?!?!". Então todo mundo se encarrega de guardar E CONTAR só as partes boas, fazendo com que pessoas como eu se sintam um extraterrestre de coração gelado.

Coração gelado e sarcástico, porque até me divirto com a cara das pessoas quando falo qualquer coisa que fuja do discurso "ser mãe é a melhor coisa do mundo". Ah e falo mesmo. E olha que tenho um filho bonzinho, hein? Aí sim que o povo me olha com cara de "não sei se ela tá brincando ou se é louca mesmo". Agora imagina, vem um cidadão e diz "nossa que bebê mais lindo, eu poderia ficar o dia inteiro só olhando pra essa carinha". Ah, poderia é? Fica então, quero ver quanto tempo você aguenta! Não dou meio dia!

E quando te olham com aquele ar de "ai que delícia ficar embalando esse bebê, que vida mansa, que sossego". É mesmo uma delícia e um sossego (já disse, fui agraciada com um filho bonzinho), mas é uma delícia e um sossego por algumas horas... aí você fica com fome, frio, sono, vontade de ir no banheiro... experimente comer correndo, tomar banho correndo, escovar os dentes correndo e volte a embalar o bebê (não, não dá pra deitar no sofá e ler uma revista ou tirar um cochilo, tem que ser agora).

Gente (principalmente quem quer ser mãe ou pai), ser mãe é puxado pra car***o! Tem que ter uma paciência do tamanho do universo, tem que ter resistência física de triatleta de iron man e nos momentos de cansaço simplesmente não dá pra querer achar que "ser mãe é a melhor coisa do mundo" (eu acho, na verdade, que ser pai deva ser a melhor coisa do mundo, rs...).

E eu desconfio que quem cai nessa "propaganda enganosa" sofre muito mais e seus filhos também acabam sofrendo muito mais, justo numa fase tão delicada, tão decisiva pro resto da vida. E como eu quero um mundo melhor e acredito que um mundo melhor se faz com pessoas melhores, me sinto na obrigação de contar minha experiência pras futuras mães e futuros pais, na intenção de que se preparem mais conscientemente, de forma madura e racional, para essa árdua tarefa.

Em breve vou contar um pouco do que fiz pra me preparar e das coisas que tenho lido sobre isso. Não caia na armadilha de achar que "tudo se resolve".

Agora deixa eu ir fazer um xixi, que o nenê já deve estar acordando!

4 comentários:

  1. Ser pai(do seu filho) é a melhor coisa do mundo...

    ResponderExcluir
  2. ahá, suspeitava desde o princípio....rs.
    finalmente alguém que OUSA dizer o que eu digo (ainda mais já sendo mãe!). E quem disse que amor é só alegria? pra mim amor de mãe é o maior do mundo porque existe mesmo depois de tanto sofrimento, entrega, dedicação e sei lá mais quantos adjetivos são possíveis..por isso que mãe é mãe..SEMPRE!
    feliz dia das mães Carol..rs..afinal,todo dia é dia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hehe, pois é Cris... mas sabe que começo a entender quem diz que "ser mãe é a melhor coisa do mundo", pois o que fica é a parte boa (eita estratégia boa de propagação da espécie, fala verdade?!). Só que acho que ajuda muito saber o que está por vir, então faço questão de dar uma apavorada nas futuras mães, hahaha! Beijo!

      Excluir