domingo, 7 de julho de 2013

Fraldas


É pessoal, a vida com bebê é mesmo um mar de fralda! Quando me disseram que seriam em média 8 trocas por dia eu achei um exagero, mas o fato é que o montante gira por aí mesmo...

Como eu gosto de me planejar e ter tudo organizadinho (pobre de mim), pensei em usar fraldas descartáveis nos três primeiros meses e depois aderir às fraldas de pano. Essa coisa de esperar três meses foi um conselho da Carol, mas depois fui descobrir que era por causa do tamanho, pois as fraldas ficavam grandes na Clara. Como o Joaquim sempre foi GG, consegui começar a usar as fraldas de pano antes dos dois meses. Mas também já vi relatos de mães que usaram desde a maternidade, pois existem uns modelos próprios pra recém-nascido (a desvantagem é que perde logo e talvez o investimento fique muito alto, uma vez que a maioria dos modelos é tamanho único e dá pra usar desde bebê até o desfralde).

De qualquer forma, as fraldas descartáveis dessa primeira fase foram biodegradáveis. A marca alemã Wiona tem revenda no Brasil e foi o principal presente que pedi no chá de bebê. Felizmente muitos convidados aderiram e consegui fazer uma boa compra, com um estoque que está durando até hoje!

Claro que ela é bem mais cara que a convencional (quase o dobro se comparada com as melhores marcas), mas foi um investimento já pensando que depois economizaríamos usando fraldas de pano. E, sinceramente, eu não ficaria em paz com a minha consciência ecológica jogando toneladas de fraldas descartáveis convencionais no lixo diariamente...

E por falar em lixo, mesmo que biodegradável, ele já estava me incomodando. Passada a "quarentena" (eu já escrevi aqui que não tinha visto grandes mudanças, mas vi sim... talvez tenha demorado uns 43 dias, hehe), enfim, passado o "susto inicial" da demanda extra plus que é um recém nascido, comecei a ficar entediada! Resolvi então abrir a gaveta das fraldas de pano que a Carol me emprestou.

O legal é que ela tem vários modelos, então pude ver com qual eu me adapto melhor e só então fazer o meu investimento. Paralelo a isso fui pesquisando uns blogs pra ver melhor como usar, qual o melhor jeito de lavar, etc...

Ah, sim, estou falando das fraldas de pano modernas, aquelas que usam tecidos impermeáveis, absorventes de microfibra, botões de pressão ou velcro pra fechar, enfim, tecnologia a serviço das mães, bebês e meio ambiente ;)

Acontece que no meio dos blogs sobre fralda de pano tomei conhecimento do método Evacuation Communication, que consiste em "intuir" quando o bebê vai fazer xixi ou cocô e levá-lo para a privada ou penico, reduzindo drasticamente o uso de fraldas.

É pessoal, eu já disse que estava entediada e lá fui eu testar o método. Durou exatos três dias, rs... me empolguei com o sucesso inicial, pois logo no primeiro dia "peguei" três cocôs. Mas logo vi que tenho mais o que fazer da vida (é memo?!). Além disso, no frio é mais difícil, pois tem mais roupa pra tirar e por. E pra completar, o principal motivo é que o Joaquim cansou da brincadeira... no começo ele se divertiu, mas depois não viu mais conforto em ficar pendurado na privada, tadinho! De qualquer forma, pra quem consegue deve ser uma maravilha. Tem coragem?!


Então me contentei em me divertir apenas com as fraldas de pano! Pois bem, as marcas que experimentei foram as importadas FuzziBunz, BumGenius, gDiapers e Flip. Todas vazam :(  Mas quer saber? Fralda vaza! Descartável, convencional, biodegradável, de pano... umas mais, outras menos, mas acaba vazando. É um saco porque tem que trocar toda a roupinha, mas conforme você vai pegando a prática vaza bem menos. Um fato das fraldas de pano é que tem que trocar mais vezes do que a descartável.


Aos cri-cris de plantão, que vão dizer "grande ecologia ficar gastando água e sabão pra lavar mais fralda e roupinha que vazou", digo que mesmo que tivesse que lavar toda a roupa em toda troca - o que não é verdade - o gasto de água, sabão e energia não ficaria aos pés de processos industriais de fabricação de qualquer coisa. Financeiramente também não tem comparação. Vou chegar nos cálculos, já já.

Mas o meu lance maior continua sendo com o lixo e aí não tem o que dizer mesmo. A fralda de pano vai embalar muitos bebês antes de virar lixo e mesmo depois que virar, vai se desfazer muito antes do que uma descartável, mesmo que seja de material sintético.

Agora com relação à minha avaliação das marcas que testei:
- a FuzziBunz é a que mais vaza;
- a gDiapers tem uma anatomia péssima, deixando a pele toda marcada;
- a BumGenius é menos pior que a FuzziBun;
- a Flip eu AMEI, tanto que investimos nessa!


Tanto a Flip quanto a gDiapers são do sistema capa e as outras são "pocket". A diferença é que a capa não precisa lavar se não vazou e as outras tem que lavar o conjunto inteiro toda vez, aumentando consideravelmente o volume da lavanderia.

A Flip que a Carol emprestou vem com um recheio que um lado é microfibra e do outro é soft, deixando a sensação de sempre seco, o que a princípio eu achava o máximo. Aí compramos mais três conjuntos e escolhi, pelo site, o recheio de algodão orgânico (imagina se eu ia deixar passar essa!). Quando chegou fui ver que é simplesmente uma malha, sem tecnologia nenhuma. Fiquei um pouco decepcionada, mas depois passei a gostar ainda mais, pois é a que deixa o bumbum mais feliz :) (pense aí com seus botões o que é um bumbum feliz, rs...).

E nessa onda de bumbum feliz, experimentei as tradicionais fraldas Cremer como recheio e, pasme: ótimas! Super absorventes, secam rápido (no varal) e não ficam manchadas. Um passo atrás na tecnologia e viva a tradição!

Ah, e por falar em manchas, segue minha rotina de lavagem, a que deu mais certo depois de várias configurações:
- fralda de cocô: passo uma água, passo um sabão de coco, esfrego um pouquinho, torço e coloco num balde sem enxaguar. Chamo isso de "molho seco", pois o sabão fica, mas acho melhor deixar sem água;
- fralda de xixi: passo na água, torço e coloco em outro balde;
- a cada três dias junto tudo pra lavar na máquina (como as fraldas da Carol ainda estão comigo, tenho um bom estoque e faço uma lavagem no nível alto);
- ah, nas fraldas de cocô que ficaram com sabão passo uma água antes de por na máquina;
- na mesma maquinada vão as roupinhas do Joaquim e uso sabão Ola (não é orgânico, mas é o que tem pra hoje...);
- se está sol, vão pro varal, senão vão pra secadora (sem peso na consciência, vamo que vamo!).

Essa rotina não é nenhum peso pra mim, muito pelo contrário, adoro. Como tenho uma faxineira duas vezes por semana, ela cuida da casa e eu mesma cuido das fraldas. Às vezes eu só peço pra ela por e tirar do varal.

Quanto ao uso das descartáveis, depois de algumas madrugadas molhadas, estamos usando a fralda descartável à noite. Não temos fralda de pano noturna e se colocar dois recheios acho que não fica confortável. Ainda temos as biodegradáveis (penúltimo pacote e está em falta no site, socorro!), então não é "tão grave".

Pra finalizar, as contas:

- fralda descartável convencional = R$ 0,70 por fralda, aproximadamente
- estima-se que o bebê use 3.500 fraldas até o desfralde = R$ 2.450,00

- fralda Flip (se tiver como trazer dos States) = R$ 35,00 cada capa
- 6 capas são suficientes = R$ 210,00
- como recheio dá pra usar só fralda Cremer = R$ 20,00 o pacote com 5
- 4 pacotes são suficientes pra lavar a cada três dias = R$ 80,00
- kit de fraldas de pano + capas = R$ 290,00
- consumo de fraldas descartáveis pro período da noite e eventuais saídas mais longas: consideremos 40 fraldas/mês = R$ 28,00
- considerando o desfralde por volta dos dois anos = R$ 672,00 em fraldas descartáveis
- fraldas de pano + capas + fraldas descartáveis = R$ 962,00

- não coloquei na ponta do lápis o gasto com água, sabão e energia elétrica, mas não é nada que se compare a gastar R$ 146,00 por mês com fralda descartável.
- reconheço que é uma conta superficial e levando em conta fralda importada, mas dá pra ter ideia da diferença, mesmo usando fralda descartável pra dormir e quando vai ficar o dia todo na rua.

Eu já perdi o medo de sair com fralda de pano e só uso a descartável quando sei que não vou conseguir trocar com a frequência que estou acostumada. Já testei o sistema em viagem e foi tranquilo, mesmo tendo que lavar as fraldas na mão! Nesse caso, é bem melhor usar as fraldas Cremer, porque os recheios de microfibra não secariam jamais sem centrifugar e em dias nublados (o recheio de algodão orgânico também seca rápido).

Enfim, acho que pra usar fralda de pano basta querer e não precisa de nenhum sacrifício.

Quanto ao conforto do bebê, principal preocupação, pode apostar que com as fraldas de pano é bem melhor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário